BioSeiva™
BIOSEIVA™ – Blend de micronutrientes encapsulados através de Biopolímeros (PO/ quitina/quitosana modificada) para enriquecimento e desenvolvimento biológico (bactérias diazotróficas) do solo, na forma de pó micronizado associado ao supergel orgânico (nano partículas).
Super condicionador de solos, tecnologia exclusiva no Brasil – Delivery systems.
Indicado para o plantio de culturas como café, cana, feijão, soja e milho.
Encapsulado com Biopolímero de altíssima absorção de umidade até 3000 vezes
Vantagens:
- Retenção de 2000 a 3000 vezes o volume de água por unidade;
- Liberação gradativa dos elementos;
- Complexação (quelatização) dos elementos através do encapsulamento (PO);
- Absorção e disponibilidade (sistema radicular) dos nutrientes existentes no solo;
- Menor perda do nutriente no perfil do solo;
- Maior capacidade de troca iônica maximizando a disponibilidade dos nutrientes já existentes no solo;
- Umidade suficiente para o transporte constante dos nutrientes;
- Meio favorável (gel) para desenvolvimento as bactérias diazotróficas – Gluconacetobacter diazotrophicus, Herbaspirillium seropedicae, otimizando a fixação biológica de N (FBN) e aumentando a produção de Ácido Indolbutírico (AIA);
- Super Condicionador de solos.
ESTRUTURAS DO BIOPOLÍMERO – BIOSEIVA™
A estrutura cristalina dos POs foi estabelecida, em 1942, por estudos de difração de raios-X5, que mostrou que estas moléculas anulares possuem as hidroxilas primárias na parte mais estreita do tronco, ao passo que as hidroxilas secundárias encontram-se na sua parte mais larga. As hidroxilas das extremidades tornam os Biopolímeros solúveis em água, devido à possibilidade de formação de ligações de hidrogênio com o solvente. Por outro lado, o interior da cavidade é delimitado pelo alinhamento dos hidrogênios C(3)-H e C(5)-H e pelo oxigênio da ligação éter
![]() |
|
Figura 2: Representação esquemática da estrutura funcional dos POs. |
Uma das propriedades mais importantes dos POs é a sua capacidade de formar complexos de inclusão com uma grande variedade de moléculas hóspedes (compostos orgânicos ou inorgânicos, de natureza neutra ou iônica) em solução3,7,8Estes complexos de inclusão vêm sendo utilizados em produtos farmacêuticos (Figura 3)9, alimentícios e agrícolas. Nesses produtos, os POs agem principalmente como veículos de solubilização em água, porque as substâncias apolares estão no interior do cone, e a interação com a água ocorre com a parte polar, que fica no exterior do tronco.
![]() |
|
Figura 3: Encapsulamento dos micronutrientes |
O conhecimento básico das ligações e das catálises enzimáticas, associado às propriedades estruturais dos POs (cavidade hidrofóbica de tamanho apropriado, sítios para a introdução de grupos catalíticos e satisfatória solubilidade em água), tem levado ao desenvolvimento de modelos simples de enzimas artificiais, numa tentativa de mimetizar reações biológicas mais específicas.11 Da mesma forma que muitas enzimas utilizam coenzimas para promoverem reações catalíticas específicas, tais grupos podem ser sintetizados e conectados aos POs, criando assim enzimas-coenzimas artificiais nas quais a cavidade hidrofóbica atua como o sítio ativo da enzima que complexa com o substrato, enquanto a porção funcionalizada age mimetizando uma coenzima. Na literatura12, existem muitos exemplos destas enzimas-coenzimas artificiais, biopolímeros funcionalizados com grupos que mimetizam o pirofosfato de tiamina13(coenzima responsável pela descarboxilação de a-cetoácidos), fosfato de piridoxamina14 (coenzima responsável pela transaminação e outras transformações de aminoácidos), vitamina B12 (coenzima B12)15 e outras.16
Os POs vêm desempenhando um importante papel na Química no que diz respeito à tecnologia de liberação controlada de fármacos, que representa atualmente uma das fronteiras da ciência envolvendo diferentes aspectos multidisciplinares do conhecimento. Os sistemas de liberação, freqüentemente descritos como “drug delivery systems”, oferecem inúmeras vantagens quando comparados a outros de dosagem convencional.
Na indústria farmacêutica, as POs são utilizadas principalmente para melhorar a estabilidade e a biodisponibilidade do princípio ativo e as suas propriedades organolépticas como o sabor e o cheiro em formulações farmacêuticas. Os POs podem, ainda, serem utilizadas para mascarar o cheiro e o sabor desagradáveis de alguns fármacos, transformar compostos líquidos em sólidos, diminuir a volatilidade e evitar incompatibilidades indesejáveis. O aumento da solubilidade, dissolução, modificação da farmacocinética, liberação controlada de fármacos são outras aplicações de POs.
RESULTADOS
Ainda vamos selecionar
” Houve diferenças significativas positivas nos tratamentos que receberam os produtos Reset e Delta, onde ao final de 150 dias todos se mostraram diferentes ao tratamento controle, mostrando características agronômicas positivas dos tratamentos propostos com incremento em tamanho de plantas e desenvolvimento e também melhor controle fitossanitário.”
FONTE: Trabalho apresentado no 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Coleção: CBPC (44.:2018: França, SP) – Anais [421] Sandy, E. C ; Sandy, G. C ; Piza, M.
DESAFIO!
TESTE OS PRODUTOS BIOALFA® EM ALGUNS HECTARES E COMPROVE NOSSA DIFERENÇA COM OS DEMAIS.
Oferecemos um custo experimental para a realização dos ensaios.
O que é custo experimental?
É um valor do produto subsidiado pela BIOALFA® através do Programa de incentivos a pesquisa, desenvolvimento de inovação (PD&I)
Os ensaios serão previamente agendados e planejados de forma mais conveniente para você! Preferencialmente acompanhado e orientado por algum consultor da sua região
BIOALFA® ajuda você ir além!
Skip to content


